Saiba quais são os desafios do Inverno para a colheita!

o-inverno-chegou---VN-Máquinas

O Inverno se aproxima e os cuidados redobram!

Esta linda e desafiadora estação do ano, começa no dia 21 de junho e vai até o dia 22 de setembro…

É uma época do ano, que pode trazer certos desafios para o produtor de café, por isso, mesmo que no inverno, os cuidados com a adubação, nutrição, controle de pragas, doenças, limpezas e cuidados com o solo, devem continuar e a atenção para as possíveis doenças e pragas entram em alerta…

Durante o inverno, as noites são mais  frias e o ar mais úmido, o que umidificam as folhas, favorecendo o desenvolvimento de algumas doenças, como a: Mancha de phoma, mancha-aureolada e a ferrugem tardia.

Desta forma, para evitar que estas doenças se aproximem da sua plantação de café, é necessário controlá-las com o uso de inseticidas.

Por sua vez, a Mancha da Phoma, é causada por fungos que atacam as folhas, ramos e os grãos de café, podendo causar prejuízos para a plantação.

Desta forma, a identificação das pragas é fácil de serem observadas… Primeiro, ocorre manchas no formato de círculo concêntricos, com lesões na borda ou no meio das folhas, depois, ocorre o escurecimento e a morte do ramo. Portanto, para controlá-las  é indicado aplicar fungicidas.

Já a Mancha-Aureolada, possui sinais semelhantes aos da Mancha de Phona, mas esta, é causada por uma bactéria. E a Ferrugem do Cafeeiro, é uma doença que provoca queda das folhas do café, ocasionando baixa produtividade.

No entanto, o período para controle principal da plantação, ocorre no outono e no inverno, sendo necessário continuar com os mesmos cuidados após-florada.

Depois disso, a colheita deve ser feita no período e tempo certo, nem muito tempo antes e nem muito tempo depois… Quando antecipada, os grãos se encontrarão verdes e quando atrasadas, os grãos estarão mais secos e com muitos caídos no chão.

Então, ao fazer a colheita mecanizada no tempo certo e com a Colhedora VS 200, é necessário fazer de 2 a 3 passadas, para obter melhores resultados e otimização de tempo.

É possível também fazer a colheita utilizando a Derriçadeira Tratorizada, a qual potencializa o aproveitamento dos grãos de café, com mais agilidade e economia.  Em ambos os casos, a operação deve ser feita de forma leve em todas as passadas, especificamente na primeira.

Já no caso da Colhedeira Mecanizada Automotriz VS 100, esta, com mais tecnologia e eficiência, realiza a primeira passada da colheita, com as chances de ter 50% dos frutos verdes.  Após 30 dias da primeira colheita, a segunda é realizada, com possibilidade de alguns casos, precisar fazer uma terceira.

Portanto, produtores se atentem aos cuidados diários durante esta estação do ano, e faça o uso de uma boa máquina colhedora de café e assim, tenha mais produtividade durante toda a estação!

 

 

CONHEÇA AS NOSSAS MÁQUINAS

Leia também

Gostou? Compartilhe!