FLORADA DO CAFÉ: TRÊS CUIDADOS PARA GARANTIR UMA BOA QUALIDADE!

FLORADA DO CAFÉ: TRÊS CUIDADOS PARA GARANTIR UMA BOA QUALIDADE!

Cafeicultor, o primeiro passo para (colher) bons frutos na produção do café é a floração. Uma das etapas mais importantes para definir a produção do seu cafezal. A florada acontece normalmente entre setembro e novembro, porém, devido alguns fatores ambientais podem ser que atrase ou prolongue. No entanto, esses meses (setembro e outubro) são os mais ideais para a florada. 

Confira os três principais cuidados para garantir boa qualidade que VN MÁQUINAS preparou para você!

Florada uniforme

A florada do seu café deve ser uniforme, esse fator é decisivo para a alta qualidade, já que a florada dará os frutos e os grãos. Entre os fatores para uma boa florada está o manejo correto, radiação e recurso hídricos, além da adubação e clima, veja nossos tópicos para uma colheita com alta produtividade.

(1) Manejo e irrigação

O primeiro passo para (colher) bons frutos é o aspecto do florescimento, um manejo correto é a peça-chave. Para contribuir com o manejo a irrigação deve ser adequada para uma uniformização da florada e, uma manutenção homogênea dos frutos, assim haverá a redução dos custos e muita qualidade no produto final.

(2) Doenças

A maior ameaça ao cafezal são as doenças (mancha de phoma, ferrugem e cercospora). O cafeicultor deve ficar atento com essas doenças. A mancha phoma, comum nos cafezais, é uma doença agressiva e ataca as folhas, botões e ramos, causando prejuízos ao cafeicultor.

No entanto, a cercospora, atinge os frutos o que reflete na perda de qualidade do café. A doença mais conhecida entre os produtores (ferrugem), causa desfolha nas plantas e distúrbios intensos fisiológicos.

Os cafeicultores cuja as lavouras estão situadas em alturas elevadas, acima de 700 metros, necessitam cuidados ainda maiores, pois nas maiores altitudes os ventos frios e a alta umidade do ar criam condições favoráveis para o surgimento dessas doenças, que decaem as flores e os frutos. 

(3) Espaçamento da raiz

Os cafeicultores ao mesmo tempo, precisam atentar-se aos aspectos do espaçamento da raiz na lavoura do café, pois a planta suportar melhor os períodos de desventuras climáticas, o que gera uma melhor qualidade do grão, além de uma produção maior por hectare e de menor custo.

Quer saber mais sobre a cafeicultura? É só acessar esse link aqui: http://vnmaquinas.com.br/ e conferir nossas notícias semanais. 

Venha bater um papo de cafeicultor na VN Máquinas, endereço: Avenida Francisco Gonçalves Valim, 800 – CEP: 37062 185, Varginha, Minas Gerais ou ligue (35) 3222–8200.

Deixe uma resposta

4 × 5 =