A TORRA INFLUENCIA NO CAFÉ?

Blog---VN-Máquinas-02
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Você sabe como a torra influencia no café?

A etapa da torra é fundamental para transformar o café em uma bebida excelente. O processo de transformar o café cru em grãos secos prontos para a moagem, fazendo com que se crie uma bebida encorpada, doce, de cor caramelo e de complexidade apreciada por qualquer bom bebedor de café.

Mas afinal, você sabe como funciona a torra do café?
A torra é quando o café está cru e consequentemente após ir à maquina, sai torrado (com a coloração diferente).
É neste momento que precisamos entender o que esse processo vai interferir no sabor do café!
Atualmente, nós consumidores brasileiros estabelecemos um conceito de que a coloração da torra quer dizer qualidade, e infelizmente o nosso parâmetro de comparação de cor são das palhetas mais escuras, mas não é bem por ai.

Para ficar mais simples de entender: Imagine que o grão de café é um açúcar, o primeiro estágio do açúcar no fogo é o estágio líquido, onde ele fica mais líquido e transparente, conforme a intensidade de calor vai aumentando, esse açúcar vai trazendo uma coloração mais amarelada e ai entra o estágio da caramelização. Portando, aquele resultado enquanto ele não está em um amarelado mais intenso, ele é um pouco mais cítrico, e a partir do momento que ele toma uma coloração mais intensa , um caramelo mais amarronzado, é onde o açúcar começa a ter maior presença de sabor. Mas precisamos ter uma certa atenção na hora de controlar o tempo da panela no fogo, para que o açúcar não queime. Quando ele queima, o açúcar amarga, exatamente o que acontece na torra de café. O café entra em uma temperatura extremamente alta, e como dentro do café possui água, é o momento que ela começa a secar e escurecer o grão. A partir do momento que o café não possui mais água, o grão absorve energia novamente e muda completamente de tonalidade, e com essa tonalidade extremamente escura se da o nome de EXTRA FORTE.

Tente sempre buscar torras de cor mais amarronzadas a mais claras!

Confira também a trajetória do café! Clique aqui

Gostou do conteúdo? A VN Máquinas te deixa informado e dá dicas sobre o café.

Confie em uma empresa especialista na cafeicultura. Deixe nosso site nos seus favoritos, que nós fazemos questão de levar tudo sobre o agronegócio até você.

Venha conhecer de perto o melhor da tecnologia para sua lavoura.

Saiba mais sobre a VN MÁQUINAS, ACESSE:  www.vnmaquinas.com.br  ou ligue  (35) 3222-8200.

Leia também

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp